terça-feira, 22 de novembro de 2011

DONA DIDI E A UMBANDA


Dona Didi e seu filho José Araújo Júnior, 98.
O Centro Espiritualista Irmãos do Caminho foi fundado quando os médiuns umbandistas da Tenda do Caminho resolveram deixar a instituição que havia recebido ordens espirituais de trabalhar apenas na linha kardecista, transformando-se na atual Irradiação Espírita Cristã.

Isto aconteceu aqui em Goiânia, em 1962. As primeiras reuniões do grupo dissidente ocorreram em nossa residência, sendo meu pai - José Araújo - o dirigente do grupo e minha mãe, a principal médium.

Primeira sede do CEIC no Setor Oeste.
Dona Didi foi umbandista por natureza e opção. Tinha profundo conhecimento da doutrina e eu ficava admirada da destreza com que traçava os pontos antes dos trabalhos de cura ou desobsessão, assim que incorporava.

Os guias da Umbanda ou seus espíritos são seres que há muito não encarnam por terem atingido um alto grau de evolução, mas dignam-se em baixar nos templos de Umbanda para trazer a Luz do Conhecimento, em nome de Oxalá - O Cristo Jesus. Utilizam-se da mediunidade de encarnados previamente comprometidos em servir de veículos para sua manifestação.

Os radicais que compõem o mote UMBANDA são: AUM - BAN - DAN.

AUM significa "A DIVINDADE SUPREMA"

BAN significa "CONJUNTO OU SISTEMA"

DAN significa "REGRA OU LEI".

A UNIÃO destes princípios radicais, ou AUMBANDAN, significa "O CONJUNTO DAS LEIS DIVINAS."

A Umbanda é uma religião natural que segue minuciosos ensinamentos de várias vertentes da humanidade. Ela traz lições de amor e fraternidade sendo cósmica em seus conceitos e transcendental em seus fundamentos.

A essência, os conceitos básicos da Lei de Umbanda fundamentam-se no seguinte:

Existência de um Deus único. Crença de entidades espirituais em evolução. Crença em orixás e santos chefiando falanges que formam a hierarquia espiritual.Crença em guias mensageiros e na existência da alma. Crença na prática da mediunidade sob a forma de desenvolvimento espiritual do médium.

Essas são as principais características fundamentais das Leis de Umbanda, uma religião que prega a Paz, a União e a Caridade.

Pretendia escrever este texto no dia 15 de novembro, quando se comemora o dia da Umbanda! Mas continuarei pesquisando e escrevendo a respeito do tema neste blog!