domingo, 26 de fevereiro de 2012

HISTÓRIA DOS ARAÚJO

Bruno César Araújo e seu filhinho Heitor.

Dona Didi casou-se em 11 de novembro de 1937, com meu pai José Araújo. Ele veio a falecer em 15 de junho de 1967. Araujo foi o fundador do Centro Espiritualista Irmãos do Caminho que surgiu oficialmente a partir da orientação da espiritualidade, em 1962. O núcleo foi um desmembramento da Tenda do Caminho, hoje, Irradiação Espírita Cristã, que na época manteve apenas a linha kardecista.
Meu sobrinho Bruno fez uma pesquisa sobre a origem do nome Araújo e me enviou como contribuição para o blog de sua avó. 
Heitor L. Araújo é bisneto de Dona Didi.
A palavra Araújo é oriunda do complexo linguístico galego-português, formado pelo antigo falar do português do Norte e pelo galego. Também se escreve Arujo e significa "argueiro". Possivelmente Rodrigo Anes de Araújo, senhor do Castelo de Araújo, na Galiza, foi o primeiro a adotar o apelido Araújo; e seu bisneto Pedro Anes de Araújo se passou para o Reino de Portugal, em torno de 1375, tendo sido o primeiro Araújo de Portugal. A evolução histórica do português do Norte e do Galego deu origem ao moderno português.
Rodrigo Aires de Araújo casou com D. Maior Álvarea de Aza, sua parenta, filha de D. Rodrigo Álvares de Aza e de sua mulher, D. Maria Pires de Ambia, casamento que Manso de Lima considera improvável. Deste Rodrigo Anes descenderam os Araújos de Galiza, onde foram senhores de muitos lugares, Vasco Rodrigues de Araújo e de sua mulher, o qual era neto do primeiro Rodrigo Anes, passaram a Portugal, cujos reis serviram e foram progenitores das famílias destes apelidos existentes no Minho ou dessa província derivadas. 
Burno e  Heitor, em Ribeirão Preto, SP.,
em 06.04.2008.
Bruno Cesar de Araujo nasceu em 27 de abril de 1969, primogênito, 42 anos. Afirma que sua origem portuguesa é evidente e histórica, com a chegada de seus tetravôs, em Pernambuco, no dia 22 de novembro de 1853. Mais tarde aconteceu a mudança de seu avô José Araújo, em 1934, para Goiânia, Goiás. Seu avô foi um dos primeiros comerciantes de Goiânia, haja vista que a cidade se tornou capital em 1933. Seu pai, Marco Antônio de Araújo mudou-se para Ribeirão Preto, São Paulo, em 30 de janeiro de 1992. E lá, parte da família Araújo continua com o nascimento de seu filho Heitor Lucchetti de  Araujo, em 13 de outubro de 2007, dentre outros tantos bisnetos. 
No Brasil, segundo dados do IBGE, mais de três milhões de pessoas têm o sobrenome Araújo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário